E hoje ouvi algumas vezes e algumas pessoas em diferentes momentos e situações repetirem a frase: – O ano começa hoje! Ou ainda pior – O ano começa segunda-feira!
Vou te contar um segredo: com este pensamento você já perdeu nada menos que 61 dias do ano de 2017 esperando ele começar. Ainda mais se você não começou aquela dieta, não separou aquela reserva mensal de dinheiro, não marcou aquela consulta, não procurou aquela pessoa especial que você está com saudades, não respondeu aquela mensagem que visualizou e deixou para responder mais tarde. Sim, você já perdeu bastante tempo.
E é dele que venho falar hoje pra você do tempo.
Me alegro em dizer que ainda dá tempo, você ainda tem todo o tempo do mundo para colocar em prática seus objetivos, para agir em busca do caminho que podemos chamar de estrada certa, para começar e se for necessário recomeçar.
Para isso você vai precisar de algumas coisinhas que parecem básicas e que são extremamente necessárias.
A primeira delas é a prioridade, o que realmente é importante para você neste momento. Sua saúde? Suas finanças? Seus relacionamentos? Pare um pouquinho e pense no que está bagunçado aí dentro. Hummm ok! Está tudo virado né?
Imagino que sim, a maioria dos meus pacientes responde exatamente isso, costumam dizer que quando concertam de um lado estraga do outro.
Mas não precisa ser assim! Basta você olhar com cuidado para aquilo que é realmente prioridade para você. O que é importante neste momento. Você não precisa deixar de usar seu tempo com coisas que lhe parecem agradáveis, você só precisa escolher a quantidade certa de tempo que vai dedicar ao que é importante ou agradável, e ainda aquelas que são necessárias.
Procure fazer uma coisa de cada vez, use um pouco do seu tempo anotando suas prioridades e o planejamento será a chave de seu crescimento. Estabeleça metas. Escreva suas metas e procure seguir com aquilo que se propõe. Neste caso o ganho será só seu. Escolha a forma que mais se encaixa com seu estilo de vida para anotar. Seja em post its coloridos, em um quadro tipo calendário, na agenda do celular. A principal dica é: Enquanto estiver fazendo a atividade fique focado, desligue os estímulos a sua volta. Vai valer a pena!
E principalmente exercite a palavra que você conhece desde sua primeira infância. Tenho certeza que ela não lhe é estranha. Sabe qual? Exatamente a palavra NÃO. Acredito que em alguma fase da sua vida você até soletrou ou ouviu ela soletrada assim N-A-O-~. Quando você priorizar suas metas, seus objetivos você pode ser simpático dizendo não. Afinal de que adianta dizer sim para os seus e não para você? Pois é justamente isso o que acontece quando você se prontifica a fazer pelo outro e deixa sua prioridade de lado. Você está dizendo não pra você.
Assuma as responsabilidades pelas suas decisões, procure ser assertivo sem deixar de ser afetivo, pare de culpar o mundo pelas coisas que não tem dado certo para você. Comece a tomar iniciativa pela sua vida, comece a tomar decisões acertadas colocando você em primeiro lugar, comece a controlar seus sentimentos e atitudes.
Se você parou para ler esta mensagem e percebeu que tem dificuldade em executar alguma dessas coisas que escrevi aqui, se você acredita que é difícil seguir assumir as rédeas de seu tempo, suas prioridades, suas metas e de dizer sim para você. Ainda dá tempo de você buscar ajuda de um profissional para te ajudar nessa caminhada.
Izbaela Neves Freitas – CRP 08/07396