Quanto custa?
Tenho recebido alguns e-mails e ligações de pessoas perguntando quanto custa à sessão de terapia ou um processo de coaching. Gosto de responder que este valor deve ser combinado com o cliente após uma primeira sessão, que tem um custo, e que eu costumo chamar de avaliação, que é um momento de conhecer meu cliente, possibilitar a escuta de sua busca por mim e combinar nossa caminhada juntos.
Minha experiência de pouco mais de 15 anos no outro lado do sofá, com graduação, certificação e formação não pode deixar de te dizer que não é uma tarefa nada fácil começar um acompanhamento com um profissional de psicologia. Existem os mitos, a vergonha, a sensação de julgamento e posso enumerar mil coisas que com certeza farão que você não pegue o telefone e marque a primeira avaliação.
Mas hoje minha conversa com você querido leitor, é pra devolver a pergunta para você.. a mesma pergunta que você faz pra mim ao pegar o telefone e perguntar quanto custa meu trabalho:
– QUANTO ESTÁ CUSTANDO PRA VOCÊ NÃO COMEÇAR?
– QUANTO ESTÁ CUSTANDO ESTA DOLORIDA SEPARAÇÃO OU AO MENOS ESTAR PENSANDO NISSO?
– QUANTO CUSTA PARA VOCÊ NÃO TER OUVIDOS ATENTOS PARA COISAS QUE PARA OS OUTROS PARECEM BOBAS E QUE TE DEIXAM DIAS COM DÚVIDAS E ATÉ SOFRIMENTO?
– QUANTO CUSTA PARA VOCÊ NÃO TER COM QUEM DIVIDIR AS DORES ESCONDIDAS DE UM LUTO INEVITÁVEL? (MORTE, SEPARAÇÃO, MUDANÇA…)
– QUANTO CUSTA PARA VOCÊ NÃO SERVIR NAS SUAS ROUPAS OU NÃO PERSISTIR NA DIETA?
– QUANTO CUSTA PARA VOCÊ ESTAR AS VOLTAS DO PRIMEIRO FILHO, OUTROS FILHOS, UMA FAMILIA, UM TRABALHO?
– QUANTO CUSTA PARA VOCÊ PERCEBER QUE NÃO CUMPRIU AS METAS DO ANO PASSADO E QUE NÃO ESTÁ ENCONTRANDO TEMPO PARA SEQUER ESTABELECER OBJETIVOS?
Posso ficar aqui horas te dizendo várias queixas que devem estar custando muito mais que um valor financeiro, uma valor emocional alto na sua vida, e talvez esta seja a oportunidade para marcar aquela avaliação, incentivar algum amigo(a) ou aquele funcionário que parece caminhar em círculos sem perceber que o benefício pode ser bem maior que o “custo” e que a sensação de começar a seguir por uma estrada certa pode ser muito mais prazerosa do que o sofrimento de não procurar ajuda profissional.
Que tal sair do círculo das lamentações e REINVENTAR?
Izabela Neves Freitas – CRP 08/07396