O luto não é só pela morte – O que significa luto para vocês? Tristeza, saudade, irreversabilidade, perda, ausência? A maioria de vocês deve ter pensado na perda de entes querido não é mesmo?

FB_IMG_1442060988870 (1)

Quando ouvimos falar de luto, imediatamente nos vem à cabeça que alguém próximo deve ter morrido!  E hoje quero falar pra vocês que existem lutos que não são reconhecidos, e, conforme a intensidade da perda passamos por um processo tão doloroso quanto o da morte de alguma pessoa especial.

É importante eu dizer, que o luto não se restringe apenas à presença da morte, o luto é conviver com a ausência, é a reação a perda de um objeto de amor. É nomeado como a emoção que paira em decorrência de alguma perda, seja ela qual for e aparece em diferentes intensidades. Muitas dessas situações têm a ver com uma dor que não pode ser compartilhada, seja porque é o próprio enlutado que não valoriza como algo significativo ou porque a própria sociedade não reconhece. São nossas perdas diárias, pequenas mortes que tem um tamanho e proporção apenas para quem está vivenciando, perdas que para cada pessoa remetem a  um tamanho de sofrimento.

O luto não reconhecido vem de perdas como o de um aborto espontâneo, de um filho prematuro, uma traição conjugal, a separação, aposentadoria, o desaparecimento de um parente, a perda de um animal de estimação, rompimentos  de relações de amizade.  São experiências muitas vezes ignoradas ou desacreditadas pelo próprio enlutado ou pela comunidade e quando isto acontece, pode levar ao adoecimento. E as pessoas na maioria das vezes sofrem por não aceitar o luto ou por não  saber lidar com isto,  o que leva ao adoecimento, ao estresse e ao desajustamento da vida.

Cada pessoa tem uma maneira de expressar sua dor, não há sentimentos certos ou errados. Permita se chorar quando tiver vontade, e saiba que apenas chorar pode não ser suficiente, é importante procurar ajuda e entender o significado das lágrimas, quando não temos com quem compartilhar nossa dor e dar um nome a ela, o sentimento de abandono,  a solidão e o isolamento pode tornar o sofrimento mais intenso e prolongado.

Não fomos feitos para atravessar as crises  sozinhos, neste sentindo, ofereço para você um ambiente seguro e acolhedor para que possa expressar sua tristeza, sua revolta ou qualquer tipo de sentimento que tenha em relação a sua dor. A terapia vai te reassegurar que não há nada de errado nos sentimentos novos, desconhecidos e até contraditórios que agora o incomodam. Um acompanhamento importante que vai te ensinar a aceitar a falta e transmutar a dor em força.

Izabela Neves Freitas – CRP 08/07396