Um conceito emprestado da física que cabe direitinho no que tenho pensado e percebido em algumas pessoas e considero que deverá ser aprendido também por você :
No dicionário é descrita como: ” 1 Propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação.
2 Capacidade de superar, de recuperar de adversidades.”
Na psicologia por muitos é apresentada como: “ a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse etc. – sem entrar em surto psicológico. Pode-se considerar que a resiliência é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades.
Dentre os muitos conceitos utilizados hoje em dia em várias publicações sobre o tema, gosto bastante do exemplo certa vez mencionado pela querida atriz Arlete Salles em uma entrevista, ao falar da superação de um dolorido luto, ela usou a metáfora do ferro quando fundido, que uma barra de ferro passa por um super aquecimento, chegando a derreter para depois tomar a forma de algo mais bonito ou até mais forte como uma ferradura.
Assim acontece conosco, muitas vezes a vida nos surpreende com situações que nos tiram o chão, que doem lá dentro no fundo do coração, que machucam, ferem, causam um sofrimento tão grande que parece que tudo derreteu lá dentro.
Mas existe algo que temos ainda dentro de cada um de nós que faz com que a gente volte diferente, um sofrimento muito grande pode nos transformar em uma pessoa melhor. Cabe a gente encontrar esse algo que está ali, cabe a gente querer recomeçar. E você pode ter essa capacidade mesmo que não pareça, mesmo que não acredite.
Temos o hábito de nos apegar a uma coisa só, um relacionamento, um emprego, um grupo. É como se não houvesse nada além daquela escolha. Se por algum motivo isto nos é tirado, seja pela separação ou pela morte, seja pela demissão seja lá pelo que for, perdemos o chão, a gente realmente cai.
Costumo dizer que em nossa caminhada, precisamos de possibilidades. Pessoas, gostos, desejos, possibilidades que nos de sustentação na hora da queda, mesmo que sejam frágeis mas que amorteçam um pouco aquele tombo. Assim se a gente cair, fica mais fácil levantar e nos transformar naquela pessoa melhor que eu disse ali em cima.
Você vai encontrar as possibilidades se olhar para dentro de você, se tirar a bagunça que está aí dentro e colocar cada coisa no seu lugar, no lugar que você vai encontrar, e assim vai perceber que pode sim transformar se em algo mais forte e mais bonito. Como a barra de ferro que foi fundido.
Izabela Neves Freitas CRP 08/07396