Aqui no Brasil devido a predominância da Igreja Católica o dia 2 de novembro é tradicionalmente conhecido como o dia de Finados. No dia anterior, 1º de novembro, é celebrado o Dia de Todos os Santos.
Nem todas as ramificações da igreja católica adotam 02 de novembro como Finados. Na igreja ortodoxa, por exemplo, as homenagens aos mortos acontecem em várias ocasiões ao longo do ano. Já em outras denominações religiosas, como a evangélica, essa data sequer entra para o calendário.
Por ter sido adotado como feriado religioso aqui no Brasil , nessa data, os fiéis visitam cemitérios nos quais estão sepultados seus entes queridos, o lugar fica repleto de flores, balões , velas e até comida demonstrações de homenagem aos entes queridos.
Além disso, alguns cemitérios particulares também realizam missas, palestras e oferecem acolhimento aos visitantes.
Em outras culturas como no México essa data não é celebrada com tristeza, muito pelo contrário ,ela é compreendida como mais uma das etapas da vida que merece ser comemorada.
O evento dura em média três dias e é comemorado com festa conta ainda com decoração, comidas, bebidas e música, normalmente relacionada a quem já partiu. Isso acontece pois, os mexicanos acreditam que durante esse período os mortos retornam ao mundo para rever seus familiares e devem ser bem recebidos.
Essa forma de expressão foi retratada no filme Viva: A vida é uma festa (2017). Que eu indico para você assistir.
Trouxe essa reflexão para relembrar para você que não existe certo ou errado na forma de viver o luto. Que cada um tem um jeito de vivenciar sua perda. Só você sabe o sentimento que carrega em seu coração. É um direito seu viver seu luto a sua maneira e nada deve te impedir de recomeçar, sonhar e ressignificar.
Se existiu amor. Vai ser inevitável não sentir dor.