A felicidade está no equilí­brio das emoçoes – Identificar e diferenciar os estados emocionais para lhes oferecer o cuidado especí­fico

recomecarreinventarabc
Eu gostaria de ter ficado em contato com os meus amigos
20 20UTC julho 20UTC 2017
diadopsic.
Dia do Psicólogo – GRATIDíƒO
28 28UTC agosto 28UTC 2017
recomecarreinventardivert

Olha que chegou no consultório: São elas nossas emoções principais – Alegria, Tristeza, raiva, Medo e Nojo.  Hoje quero falar um pouquinho delas para vocês. Nossas emoções, assim como as flores precisam ser cultivadas, cada uma do seu jeito. Cada emoção tem sua importãncia e quando conhecemos conseguimos utiliza las da melhor forma possí­vel sem ultrapassar os limites que podem ser impulsionados por cada uma.

MEDO: Sua função biológica é a PROTEí‡íƒO – DEFESA quando ele é ativado com intensidade nos protege de correr riscos( autopreservação), mas se não soubermos lidar com ele, podemos até desistir de um sonho;

TRISTEZA: Sua função biológica é o ALERTA,  ela é necessária para que a gente silencie de vez em quando. Nomeada também como angústia. Chorar  a tristeza o suficiente, faz parte do processo de luto, a tristeza é importante ser sentida para que você consiga recomeçar.

RAIVA: Sua função biológica é DESTRUIR, mas quando a frequência de sua intensidade é controlada, ela tem também a função de corrigir injustiças, ela estimula  o sujeito a se defender. Utilizar ela de forma positiva pode te ajudar a alcançar objetivos.

NOJO: Representa a TRANSIí‡íƒO,  responsável pela experimentação que pode levar a aceitação ou negação;

ALEGRIA: Tem como função biológica o REFORí‡O, é importante ter otimismo para relações mais harmoniosas, ir em  busca dos seus sonhos, alcançar objetivos. Entretanto, alegria demais também pode ser ruim, principalmente quando se confunde com a euforia.

A base de todo comportamento é emocional. E hoje convido você a vir conhecer suas emoções. Reconhecer quais delas estão sendo ativadas em seu comportamento para obter os resultados que você tem tido. Quais delas podem estar sendo tão mal administradas que podem estar se transformando em sintomas e até doenças psicossomáticas. Conhecer as emoções e saber escutar o que cada uma quer dizer fará com que seu corpo não precise mais se expressar através de sintoma.

Já parou pra pensar em como está sua habilidade emocional?

Izabela Neves Freitas – CRP 08/07396

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *