Enquanto isso não passa (quarentena)

izabela neves freitas pas

Sobre a quarentena nos tempos de COVID-19
Estamos todos enlutados… nosso luto é por ter sido arrancado da gente nossa liberdade. E todas as vezes que nos é tirado algo que tinha um significado de amor é inevitável não ficar a sensação de vazio no peito.
Vazio este, que a gente vai preenchendo com coisas simples e intensas pois não dá pra fazer diferente.
A cada minuto recebemos informações e orientações.
A cada segundo é reforçado que devemos permanecer no isolamento para segurar a subida da curva de transmissão e quem sabe assim diminuir um pouco a contaminação em massa das nossas pessoas queridas.
Enquanto isso não passa a gente vai buscando forma de fazer o tempo passar. Um tempo que a gente não faz ideia de quanto vai durar.
A gente sente falta de coisas simples, sente falta da rotina que por vezes a gente achava chata. A gente encontra espaço no tempo que antes nao tinha espaço.
Não sabemos quanto tempo vai durar tudo isso e o luto não tem um tempo definido. Cada pessoa tem uma forma de viver e elaborar seu processo. Não existe certo ou errado.
O que posso fazer então com pouco mais de 20 anos atuando como psicóloga e há pouco mais de 10 anos no atendimento de pessoas enlutadas é que existem algumas coisas que tem dado certo. E que você pode se esforçar para fazer para não deixar que a dor, o medo, a solidão e a tristeza ocupem o espaço que já está tão vazio no seu coração.
Estamos todos na mesma situação e esta fase pode ser um bom momento para olhar para dentro e desenvolver a empatia
– não deixe de se prevenir e procure filtrar as informações priorize assistir e ler conteúdo de qualidade;
– matenha sua imunidade fortalecida com alimentação equilibrada, atividade física em casa e tome muita água para uma boa hidratação;
– exercite a meditação e conecte se com sua respiração;
– Faça coisas que gosta, aproveite para colocar em dia suas leituras, filmes e séries. Escute uma boa música, dance na frente da TV.
– Dá uma volta no jardim ou em frente de casa com seu bichinho de estimação eles são uma maravilhosa expressão de amor incondicional;
-separa pelo menos 1 hora por dia para estudar algo que você esteja querendo aprender ou aperfeiçoar;
– Procure tirar algo de bom dessa fase de reclusão. Descanse;
– Aproveite o tempo para descartar coisas que não utilize, organizar os armários;
– comece a escrever sobre suas emoções, comece uma autobiografia ;
-Aproveite para se conectar com pessoas que você gosta, sente saudades e nunca tinha tempo para uma conversa pelo whats, faça vídeo chamada em pequenos grupos, aproveite as lives dos músicos e do tipo de música que você gosta tem tanta gente fazendo coisa legal;
– tente descobrir um novo talento;
– aproveita para curtir quem tá perto dividindo o sofá com vc. Lembrem de bons momentos que viveram e façam planos para quando tudo isso passar;
– e se você estiver sozinho, mude a expressão por estar consigo mesmo, te garanto que vai gostar da sua companhia;
E se você já tentou um pouco de tudo isso vou te contar ainda que quanto mais vezes você exercita algo, melhor você fica nisso.
Comigo não foi diferente.
Desejo de todo meu coração que tudo isso passe logo e que em breve a gente possa trocar um abraço e dar boas risadas do que aprendemos nesse período de quarentena.
No mínimo a gente estará um pouco mais preparado para os outros lutos que inevitavelmente a gente vai passar.
Este pelo menos a gente não está passando sozinho.
Tá todo mundo no mesmo barco.
Izabela Neves Freitas
CRP 08/07396
41 996542055